Quando a empresa não investe em ações de prevenção, acaba precisando correr atrás do prejuízo quando comete erros ou infrações. Além de consumir recursos, isso pode acabar comprometendo o futuro da corporação.
É preciso ter atenção a todas as questões jurídicas envolvidas na rotina empresarial, pois tão importante quanto se manter competitiva no mercado está a saúde jurídica da empresa. É nesse cenário que a advocacia preventiva ganha espaço e se mostra como um valioso investimento.
O que é a advocacia preventiva?
Embora muitas pessoas só lembrem dos serviços jurídicos quando surge uma demanda judicial, a atuação do advogado pode começar muito antes, com ações de prevenção. Assim, a advocacia preventiva é a prestação de serviços jurídicos para minimizar riscos e aumentar a segurança jurídica de determinado negócio.
Para isso, o advogado realiza assessorias, consultorias, estudos de caso, elaboração de pareceres e contratos. Importante destacar que, embora seja uma atividade mais frequentemente implementada em empresas, trata-se de um serviço aplicado tanto a pessoas jurídicas quanto físicas.
Organizações de qualquer ramo ou porte devem lidar com temas ligados à lei na sua rotina e o apoio de um especialista será um grande diferencial para o sucesso empresarial. Isso se aplica na elaboração de contratos com fornecedores, na contratação ou demissão de colaboradores, na restituição ou pagamento de impostos, na alteração o quadro de sócios ou ao negociar com o Poder Público e muitas outras situações.
Por meio da advocacia preventiva, uma empresa conta o suporte jurídico necessário para desenvolver suas atividades. Além de evitar problemas, esse tipo de serviço ajuda o gestor a criar boas práticas dentro do negócio, minimizando a ocorrência de processos judiciais ou administrativos contra a empresa.
Por fim, o processo de tomada de decisões se tornará muito mais acertado com o auxílio da advocacia preventiva, já que você saberá os impactos legais de cada medida que pode ser tomada.
Por qual razão minha Empresa deve contratar a advocacia preventiva?
Algumas empresas e empresários se veem encurralados quando são intimados por um oficial de justiça e se dão conta que estão sendo acionadas judicialmente. Quem já passou por isso, sabe como é frustrante e em alguns casos desesperador.
A resposta para indagação deste tópico se divide em quatro:
1 – Redução nas perdas financeiras;
Uma dos principais diferenciais para pequenas e médias empresas é que com as medidas preventivas tomadas, os resultados acabam sendo demonstrados através de números, seja com a redução de ações trabalhistas, efetividade nas cobranças, revisões e renegociações de contratos e muitas outras tarefas exercidas por profissionais especializados.
Qual Empresa não anseia por um setor jurídico eficiente a disposição para estar na linha de frente guerreando por seus interesses?
2 – Controle de custos
Com a contratação da advocacia preventiva é possível calcular o investimento mensal necessário. Em muitos casos são cobrados valores durante todo ano que sequer alcançariam o valor de uma consultoria ou de uma defesa em um processo trabalhista.
3 – Proteção Patrimonial da Empresa
Da mesma forma, a consultoria consegue elaborar planos e emitir pareceres verbais e/ou por escrito que protegem o patrimônio da Empresa. Menos gastos, menos custos, mais investimento e consequentemente mais crescimento.
4 – Menos desgaste emocional
Com menos problemas surgindo, menores serão as chances dos problemas surgirem e o melhor caso apareçam, a Empresa terá a representação de advogados sem que para isso tenha que desembolsar valores.
5 – Melhor organização Empresarial
Com menos questões a se preocupar e com maior segurança no desenvolvimento nos negócios a Empresa consegue reorganizar setores e funcionários para funções que realmente venham gerar lucro para Empresa.
6 – Aumento da competitividade nos negócios
O auxílio jurídico com foco na prevenção contribui para que empresários e funcionários mantenham o foco na execução das suas principais atividades. Além de aumentar a disposição e engajamento da equipe, isso leva a mais oportunidades de desenvolvimento e ao alcance de melhores resultados.
Com isso, a empresa oferece mais proteção e segurança jurídica em seus negócios, ganhando mais credibilidade e ficando mais competitiva no mercado.
“Prevenir é melhor que remediar”. A advocacia preventiva prova a veracidade desse ditado ao evitar a judicialização de demandas por meio da prevenção e redução de riscos. Com isso, o empresário pode focar suas energias no desenvolvimento e crescimento da empresa.
Certamente, a atuação consultiva tem inúmeras vantagens às empresas e pessoas físicas, passando a ser um novo tipo de prestação de serviços que gera grandes frutos. Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário, será um prazer lhe orientar.