Qual é a identidade da sua empresa? O que faz dela diferente das demais? Porque ela existe? Para onde ela está indo? O que une gestores, colaboradores e clientes que promovem a sua marca? Você pode ainda não ter uma resposta na ponta da língua, mas não precisa se desesperar. Basta buscar a resposta no DNA do seu negócio.

A história de lucro a qualquer custo não comove os profissionais já faz um tempo. E também não gera os mesmos resultados de antigamente. Claro que toda empresa tem fins lucrativos por definição. Porém, há uma infinidade de maneiras de se chegar a esse objetivo. Acontece que esse não pode ser o único, nem o principal foco de uma organização para que ela se destaque no mercado. E cada vez mais empresas com propósito provam que ter uma razão para existir faz toda a diferença nos negócios.

Um estudo realizado pela Korn Ferry, empresa de consultoria de gestão americana, mostrou que as empresas com equipes focadas no propósito de sua organização tiveram taxas de crescimento anuais quase três vezes superiores à taxa anual de todo setor. A pesquisa mostra que, 90% das pessoas que trabalham em organizações orientadas a objetivos e propósitos relatam sentir-se engajadas em seu trabalho e apenas 32% dos funcionários em empresas menos focadas em propósitos relatam sentir-se engajados e conectados ao trabalho que realizam.

Mas afinal, o que é o propósito da empresa?

De forma bastante objetiva, o propósito de uma empresa pode ser definido através da razão pela qual ela existe e o que ela pode fazer pelos seus consumidores. É um termo para mostrar no que a organização acredita e para nortear suas ações. Assim, o propósito da empresa é um direcionamento destinado a unificar os consumidores e a cultura organizacional para conquistar objetivos e estabelecer um legado positivo no mercado.

É importante, inclusive, realizar uma distinção. É comum encontrarmos pessoas que confundem propósito com posicionamento, então, vale a pena diferenciá-los de forma apropriada.

Enquanto o primeiro serve para distinguir características próprias e estabelecer os valores da companhia, o segundo tem mais a ver com a trajetória e capacidade de se pronunciar em momentos-chave. O posicionamento é, enfim, a maneira como a empresa se relaciona com o mundo.

E porque é tão importante ter um propósito definido?

  • O propósito direciona as ações do negócio

Quando a empresa tem um propósito forte, fica mais fácil tomar ações estratégicas coerentes com seu público e seus valores. Além disso, sabendo qual papel exerce na sociedade, a gestão conseguirá criar produtos e serviços que realmente beneficiam seu público.

  • Fortalece o reconhecimento de sua marca

Se seu objetivo é a criação de uma marca forte no mercado, definir um propósito é um dos primeiros passos. Boa parte dos consumidores não estão atentos apenas aos produtos e serviços fornecidos pelas empresas, mas também à forma como as marcas impactam as comunidades.

  • Aumenta a lealdade dos COR stakeholders (Consumidores, Organização e Resto do Mundo)

As pessoas se sentem mais atraídas a marcas que têm um propósito bem definido, especialmente se expressam valores semelhantes aos seus. Assim, é mais provável que continuem consumindo de seus produtos e serviços.

  • Impacta a sociedade

A maior vantagem de ter um propósito e de fato cumprir o que se propõe em benefício da sociedade. Como já mencionamos, o propósito é mais do que um conjunto de frases bonitas em um documento. Tratam-se de ações concretas que beneficiam o público, interno e externo.

Dicas de como traçar o propósito da empresa

Agora, confira algumas dicas de como você pode desenvolver este propósito:

  • Pense de dentro para fora: reflita por que a sua empresa existe, qual a sua razão, essência e filosofia.
  • Faça uso do Golden Circle: essa ferramenta de marketing pode te ajudar a compreender o que a sua empresa faz, e oferece; como ela faz tudo isso e por que ela faz o que faz.
  • Mantenha a honestidade sempre: mostre como essa filosofia guia as decisões de negócio da sua empresa, as contratações, a cultura e o desenvolvimento das pessoas.
  • Peça ajuda: ninguém entende melhor uma organização do que seu próprio dono, porém, a ajuda de sócios e colaboradores é sempre bem-vinda, pois assim você pode compreender pontos importantes que podem passar despercebidos e visões diferentes que ainda não conhecia.
  • Pontue os “nãos”: o propósito não é somente sobre o que a sua empresa é ou faz, mas também o que ela não é e também o que não está disposta a fazer. Posicionar-se é a chave para conquistar seguidores engajados para a sua causa.
  • Busque melhorias: o propósito é um processo que pode ser melhorado sempre. Portanto, esteja aberto a feedbacks e mudanças.
  • Espalhe a sua essência: por fim, divulgue o propósito da sua marca em todos os canais de comunicação possíveis. Seja em forma de campanhas, comunicados, comentários e posicionamentos. O que importa é manter-se coerente com as suas ações e decisões.

O Círculo de Ouro

O círculo dourado, círculo de ouro, ou golden circle, em inglês, é uma metodologia que se concentra no propósito e nos ideais das corporações para inspirar em vez de vender. Essa metodologia pode ser aplicada a empresas de todos os tipos e é um excelente impulsionador de liderança. As empresas que usam o círculo dourado são guiadas pela razão de sua existência. A partir daí, desenvolvem suas campanhas e geram a identificação que buscam com seus consumidores. O círculo dourado é representado por um gráfico com três círculos, um dentro do outro, em que o centro é o porquê, o do meio é como e o último é o que.

Como mencionado, o círculo dourado se concentra no porquê, ou seja, a causa que inspira os projetos. Uma vez que o propósito está bem determinado, surge a segunda pergunta: como, que ajudará a criar as estratégias para alcançar o objetivo. Nesta etapa, definimos o plano de ação. Finalmente, chegamos ao que e é aqui que determinamos o produto ou serviço a ser vendido. Em última análise, o objetivo do círculo dourado é gerar engajamento através da inspiração.

Como cada negócio é único, nossa recomendação é aproveitar o melhor de cada estratégia, colocá-las em prática e adaptá-las até encontrarmos o melhor ajuste para nosso público e para nossa organização.

O propósito da empresa, quando bem articulado, permite que todos da organização se concentrem no que realmente importa. Com isso, todos ganham: aumenta a lucratividade, a produtividade, o desempenho, a lealdade e a motivação. E, claro, não esqueça que o propósito tem que ser algo que você realmente acredita e valoriza, do contrário, soará muito mais como um cinismo do que confiança. E sua empresa, tem um propósito bem definido? Afinal, essa construção é essencial se deseja promover a criação de uma marca forte no mercado, que impactam as pessoas de forma positiva. Isso naturalmente resultará no crescimento do negócio.

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